segunda-feira, 18 de junho de 2007

Uma comunidade escolar onde o sonho, ainda, mora…










Era uma vez um professor…

Para alguém que tenha começado a sua actividade docente nos, já “pré-históricos”, anos oitenta, uma colocação no Agrupamento de Escolas de Mértola em 2005, surgia em princípio, apenas, como um novo local de trabalho.
Após colocações, um pouco por todo o país, nas mais diferentes escolas e leccionando as mais diversas disciplinas, o regresso ao Alentejo fazia prever uma indispensável “revisão da matéria dada”…
Era, aliás, necessário testar e confirmar estratégias, rever e consolidar saberes.
Contudo, o «regresso ás origens» veio a revelar-se um reencontro cheio de surpresas desejadas: aprendizagens determinantes e entendimentos fundamentais, competências aprofundadas e capacidades consolidadas.
Se gratificante é a expressão adequada, face aos resultados do trabalho desenvolvido, extraordinário foi o sentimento vivido, face à qualidade das relações profissionais estabelecidas.
Foi, afinal e uma vez mais, o tão referido e indispensável encontro da “memória” com o “futuro”…


Escolas de projecto e de desafio…

Mértola: uma terra de trabalho, cultura e arte. Uma comunidade que constrói o futuro revendo-se, orgulhosamente, no seu património histórico. Uma população que preserva as suas memórias mas vive a mudança e acolhe a inovação.
Numa área com cerca de 10.000 metros quadrados, ergue-se a Escola Básica do 2º. e do 3º. Ciclos e Secundária de S. Sebastião. Aí foi estabelecida a sede do Agrupamento, lugar singular onde se situa, também, a Capela que deu o nome à Escola e uma Necrópole Romana.
Dezassete estabelecimentos de ensino, entre escolas e jardins-de-infância. Um universo de oitocentos e noventa alunos, cento e cinquenta e cinco professores, quarenta e dois funcionários.
Um espaço privilegiado, com quase cinquenta salas, campo desportivo e ginásio, amplos pátios interiores e exteriores, ligações largas entre as varias zonas, árvores e canteiros cuidados.
Zonas de trabalho e de convívio espaçosas, cheias de luz e cor. Serviços de apoio e suporte à actividade lectiva amplos, sectores administrativos ou de gestão funcionais. Biblioteca e centros de recursos acolhedores, bem apetrechados e actualizados, quer quanto ao mobiliário moderno e aos equipamentos informáticos, quer em relação ao material de leitura e de informação.
À disponibilidade e à dedicação dos profissionais, se ficou a dever a rentabilização de instalações e de recursos, o cumprimento de objectivos exigentes e a obtenção de resultados ambiciosos.
Das inúmeras actividades desenvolvidas, do pré-escolar ao 3º.Ciclo, merecem naturalmente destaque, pela permanência dos seus efeitos, as Visitas de Estudo e Trabalho realizadas a museus, monumentos, parques temáticos e outros locais dignos de interesse.
Refiram-se, apenas como exemplo, as visitas ao Museu da Electricidade, ao Museu do Brinquedo ou ao Museu das Comunicações. Igualmente as realizadas ao Mosteiro dos Jerónimos, ao Núcleo Romano e Paleo-Cristão de Mértola, a Miróbriga ou à Quinta da Regaleira. Ainda as visitas ao Pavilhão do Conhecimento, à Caravela Quinhentista, ao Zoomarine, ao Jardim Zoológico, ao Oceanário, ao Badoca Park, ao Parque Nacional doVale do Guadiana, à Associação de Defesa do Património de Mértola, à Serra de Aire e Candeeiros ou ao Centro de Ciência Viva de Estremoz. Por fim, as realizadas à Cooperativa da Vidigueira, à Ovibeja, à Fábrica Crisal Glass ou ao Lar Aboim Ascensão.
De igual modo, seguramente pela continuidade dos resultados que promovem ou potenciam, é justo referir os Clubes de actividades e os Laboratórios das diversas áreas e disciplinas, as idas ao Teatro e ao Cinema, as Exposições temáticas e as “feiras” de materiais produzidos pelos alunos, os debates e colóquios promovidos.
Assinale-se o relevo dado ao livro, à leitura e aos autores, em actividades precisas. Distinga-se o espaço dedicado ás exposições de instrumentos populares, de artesanato, de produtos regionais e de brinquedos antigos, ás “mostras” de pinturas ou de máscaras. Tudo isto sem esquecer os concursos de revelação/ consolidação de aptidões ou de entretenimento, as actividades musicais realizadas pelos alunos ou, ainda, as variadas e disputadíssimas provas desportivas, dentro e fora do espaço escolar, em competições tantas vezes vitoriosas face a outros grupos escolares. Aponte-se, finalmente, a importância da comemoração das efemérides e a preservação da memória de tantos momentos da História nacional ou de datas inesquecíveis da, já longa, marcha da Humanidade no caminho da Liberdade e do Progresso.
A. Lourido


1 comentário:

LisbonGirl disse...

A Escola Sede do Agrupamento é uma "Escola de Excelência" para quem começa a Trabalhar! É sem dúvida um "Bom Início"! Marcante e inesquecível!

Escrevo por experiência própria:)

Um abraço e, mais uma vez, Parabéns!