quarta-feira, 14 de outubro de 2009

IMC

No passado dia 13 de Outubro a comunidade escolar teve oportunidade de medir o seu IMC (Índice de Massa Corporal)

O IMC é aceite como padrão de medida internacional para identificar, da melhor maneira possível, o grau de obesidade de uma pessoa.


É através dos valores do peso e da altura, que se faz o cálculo do IMC. A fórmula procura relacionar a altura com o peso do corpo de um indivíduo. Assim, conforme o resultado do IMC, podemos concluir se um indivíduo está com o peso reduzido, peso adequado, excesso de peso ou obeso.


A fórmula para o cálculo do IMC é a seguinte:

IMC = Peso (Kg) : altura (m)2

Por exemplo, se você pesa 51Kg e mede 1,60m calcule o seu IMC da seguinte forma:

IMC= 51: 1,60 2

IMC= 21: 2.56

IMC= 19.9


Valor obtido:

inferior a 18.5 - encontra-se abaixo do peso ideal

entre 18.5 e 24.9 - encontra-se no peso ideal


entre 25.0 e 29.9 - encontra-se acima do peso ideal

superior a 30 - está obeso, cuidado!!!!

NOTA IMPORTANTE:

a) Se se encontrar abaixo do peso ideal, é necessário procurar aumentar o peso para evitar desnutrição. Procure um nutricionista e mude os seus hábitos alimentares.

b) Se tiver o peso ideal, parabéns, mas lembre-se que a alimentação adequada e exercícios físicos fazem bem para manter a saúde e auxiliam a manutenção do peso ideal.

c) Se estiver acima do peso ideal , é necessário reduzir um pouco o seu peso, altere os seus hábitos alimentares e faça exercício físico com regularidade, se necessário, procure um nutricionista para ajudar a reduzir o peso.

d) Se o resultado estiver dentro dos valores obeso, PERIGO, pois o risco de problemas de saúde é bastante grande. Altere desde hoje os seus hábitos alimentares e faça exercício físico com regularidade. Procure um nutricionista.

Sem comentários: